Governo e instituições discutem estratégias para desenvolvimento no MS

Encontro reúne lideranças para integrar esforços em saúde, segurança e economia

28/11/2025 às 21:27
Por: Redação

Entre os dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, realizou-se um encontro com o tema "A implementação de direitos em defesa da sociedade". O evento, promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), buscou discutir questões como saúde, direitos sociais e segurança pública. A iniciativa contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que reforçou a importância do fortalecimento do Ministério Público na defesa dos direitos dos cidadãos.

 

O governador Eduardo Riedel destacou, durante a reunião, que o ambiente de confiança e a maturidade das instituições estão facilitando o atual momento de transformações no estado. Ele salientou que a relação harmoniosa entre Executivo, Legislativo, Judiciário e MPMS tem sido crucial para atrair investimentos econômicos. Segundo Riedel, a estabilidade institucional de Mato Grosso do Sul foi decisiva para a atração de capital, o que contribuiu para um crescimento do PIB de 13,4% em 2023.

 

Investimentos e parcerias estratégicas

Riedel também destacou a política de investimento de Mato Grosso do Sul, que destina 15% da receita corrente a setores como saúde, educação e infraestrutura, totalizando cerca de 4 bilhões de reais. O avanço de parcerias público-privadas e concessões foi ressaltado como um atrativo para investimentos de longo prazo. O governador mencionou a importância do Ministério Público nas transformações futuras, afirmando que as áreas de saúde, educação e segurança pública são pilares centrais dessas mudanças.


"Precisamos do MP em todas as suas frentes. Muitas vezes um aperto aqui, uma conversa ali, vão moldando as mudanças que a sociedade precisa," disse Riedel.


O procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, reforçou o papel do MPMS em estabelecer parcerias com os poderes do Estado para enfrentar desafios complexos. Ele recordou que tal abordagem colaborativa começou em 2021, durante um congresso do Ministério Público, com a presença de órgãos ambientais e representantes do setor produtivo.

 

Inclusão e sustentabilidade econômica

Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, destacou a inclusão produtiva como fundamental para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, particularmente através da integração de micro e pequenas empresas em compras públicas. Ele enfatizou a importância de preparar pequenos empreendedores para se envolverem em grandes investimentos e mencionou o impacto positivo do programa "Cidade Empreendedora" em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento.


"Quando grandes investimentos chegam, o impacto na economia local é imediato, e os pequenos negócios precisam estar preparados para participar dessa nova dinâmica," ressaltou Mendonça.


O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, acrescentou que o saneamento básico é crucial para transformar a qualidade de vida da população. Buim destacou que a melhoria na cobertura de esgoto em Campo Grande trouxe uma redução significativa em internações por doenças relacionadas ao saneamento inadequado. Esse avanço, segundo ele, reflete-se positivamente em diversos aspectos sociais e econômicos.

 

Essas iniciativas, segundo os líderes presentes, reforçam a função constitucional do Ministério Público na defesa do regime democrático e dos direitos fundamentais.

© Copyright 2025 - Portal Deodápolis - Todos os direitos reservados